fbpx
Se você gosta de entender a relação entre dor e emoção, leia sobre essa publicação! Em um estudo recente, os pesquisadores mediram a intensidade de dor e o limiar de dor à pressão antes e após a visualização de imagens de movimentos que podem ser considerados aversivos para pessoas com dor lombar. Mediram também a variabilidade da frequência cardíaca antes, durante e depois.
O que foi encontrado: As pessoas com dor lombar que foram submetidas a esse protocolo, apresentaram aumento da frequência cardíaca durante a visualização das imagens. Essas pessoas também tiveram aumento da intensidade de dor e diminuição do limiar de dor à pressão.
O que os resultados significam: a visualização das imagens de atividades do dia a dia que podem ser percebidos como aversivos por pessoas com dor lombar. Elas desencadeiam respostas fisiológicas disparadas pelo circuito de sobrevivência do cérebro.
Esse é um bom estudo principalmente para profissionais da área de saúde que levam seus pacientes e clientes a acreditarem que determinado movimento é prejudicial à saúde da sua coluna. Contanto, nossa coluna é feita para se movimentar em todas as direções. Alguns movimentos podem ser não ser indicados em fases agudas da dor lombar, mas apenas por um curto período e após serem determinados em uma avaliação detalhada.
Fonte: Heart Rate Variability and Pain Sensitivity in Chronic Low Back Pain Pacients Exposed to Passive Viewing of Photographs of Daily Activities; Pamela Martin Bandeira et al; Clin J Pain; 2021
Deixe seu comentário

*

Seu e-mail não será exibido

Logo_footer   
     CNPJ: 15576702/0001-95 :: Crefito-4/RE/3740/MG

Siga-nos: