Dentro da essência de uma aula de Pilates deve-se trabalhar com o corpo todo de uma forma completa e, ao mesmo tempo, ter uma boa distribuição dos exercícios para não fadigar nenhum grupo muscular de forma específica.
Há quem diga que o segredo do nosso querido método é sair de uma sessão de Pilates muito melhor do que entrou. Por isso podemos afirmar que você pode praticar Pilates todos os dias, pois nenhum grupo muscular é exigido demasiadamente, diferente de um treino de musculação voltado para hipertrofia, onde você acaba exigindo um trabalho mais forte de uma determinada região do corpo do que outra e onde o descanso é importante para recuperação.
No Brasil, a maior parte dos clientes de estúdios praticam Pilates duas vezes por semana – e manter essa frequência é bem importante. Mas mover-se apenas duas vezes por semana e passar os outros cinco dias totalmente parado não é suficiente.
As pesquisas científicas atuais apontam que o exercício físico deve ser praticado cinco vezes na semana de forma regular e sistemática, mesclando exercícios aeróbios com exercícios de força, mas sempre com orientação de um profissional habilitado e capacitado. Vários centros de controle e prevenção de doenças falam o mesmo e, por isso, podemos afirmar que se o praticante de Pilates que realiza apenas aulas de 60 minutos duas vezes na semana, pode sim ser considerado sedentário. Pense nisso!
Referência: Revista Pilates