Já dizia Joseph Pilates: “O Pilates desenvolve um corpo uniforme, corrige posturas erradas, restaura a vitalidade física, vigora a mente e eleva o espírito.” Então, VERDADE! O Pilates melhora sim nossa postura!
A questão da postura era algo muito presente no trabalho de Joseph, na sua maneira de pensar o método e também a reflexão do uso que o homem estava fazendo do próprio corpo mediante aos estímulos que a sociedade estava dando para ele. Se vivemos numa sociedade onde nosso ambiente laboral e recreativo é passivo, ou seja, passamos a maior parte do tempo sentado e quando vamos nos locomover utilizamos meios de transportes onde também ficamos sentados, iremos criar uma resposta a esse estímulo.
Normalmente as respostas ao nosso mundo atual é diminuir nossos gastos de energia e com isso acumular mais gordura, perder as curvas fisiológicas da coluna vertebral, diminuir o aporte sanguíneo, reduzir a capacidade respiratória, diminuir o estímulo proprioceptivo e de equilíbrio, entre outras.
O método Pilates é um método de movimento, ele organiza nossa postura de “dentro para fora”, somente com a coordenação da respiração com o Power House (abdômen, assoalho pélvico, glúteos e costas). Além disso, durante as aulas damos vários estímulos proprioceptivos de alongamento axial, que auxilia o praticante a desenvolver sua consciência corporal. Impossível não lembrar da sua fisioterapeuta falando em “crescer pelo topo da cabeça” quando você começa a ficar mal posicionado em uma cadeira, certo?
Referência: Blog Pilates