Power House ou Centro de Força: um cilindro de estabilidade tridimensional ao redor da cintura e objeto principal de fortalecimento durante as aulas de Pilates. Para Joseph Pilates, criador do método, essa é uma das partes mais importantes na execução dos exercícios, sendo fundamental para se aproveitar 100% dos benefícios que o método pode oferecer.
Joseph acreditava que nossos músculos abdominais seriam a fonte de energia de todo o nosso corpo. Ele pregava que deveria haver uma completa coordenação da mecânica respiratória do diafragma com a sinergia dos músculos abdominais principalmente do transverso abdominal, multífidos e períneo, fazendo assim que a estabilização da coluna seja mais eficiente.
A ativação do Power House melhora o funcionamento dos órgãos internos, ajuda no equilíbrio, diminui a incidência de dores lombares, previne lesões, melhora a postura e estabilização da coluna.
Os principais músculos que compõe o Power House são:
– Parede abdominal anterior: reto abdominal, oblíquos externos e internos e o transverso abdominal
– Músculos extensores da coluna: eretores da coluna, transversoespinhais e quadrado lombar
– Extensores do quadril: glúteo máximo, isquiotibiais e cabeça posterior do adutor magno
– Flexores do quadril: iliopsoas, reto femoral, sartório, tensor da fáscia lata e adutores do quadril
– Assoalho pélvico (períneo): levantador do ânus, coccígeo, perineais transversos profundos
Você instrutor de Pilates, qual figura de imagem você usa para lembrar seu cliente da contração desses músculos? E para você, cliente no Pilates, o que o seu instrutor de Pilates fala que faz com que você prontamente contraia seu Centro de Força?
Referência: Blog Pilates e Revista Pilates