fbpx
O hábito de se exercitar tem o poder de mudar nossas vidas para o melhor. A atividade física regular diminui o risco de vários distúrbios comuns. Como exemplo estão as doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, câncer, condições neurológicas, assim como o risco geral de mortalidade. Mas além disso, um estudo publicado em novembro de 2021 descobriu que 6 semanas de exercícios físicos já melhoram a saúde através de mudanças feitas no DNA.
Isso acontece pois os benefícios são impulsionados a partir de adaptações que acontecem no músculo esquelético. As mudanças encontradas incluem expressão de genes que controlam o substrato e a eficiência metabólica no músculo esquelético. Além disso, é possível que os exercícios influenciem em efeitos sistêmicos na homeostase (a preservação da constância no ambiente interno) que sinalizam para tecidos distais, como cérebro, fígado e e tecido adiposo.
Os cientistas descobriram que os exercícios religam os intensificadores em regiões de nosso DNA.  Elas são conhecidas por estarem associadas ao risco de desenvolver doenças. Ou seja, o treinamento de resistência altera a atividade de intensificadores no tecido muscular, que por sua vez regula a expressão de genes que contribuem para o efeito positivo do exercício na saúde humana.
.
Referência: Boa Forma – 18 FEV 2022
Deixe seu comentário

*

Seu e-mail não será exibido

Logo_footer   
     CNPJ: 15576702/0001-95 :: Crefito-4/RE/3740/MG

Siga-nos: