Reservar um tempo para você, priorizar sua própria vida e cultivar uma rotina consistente de autocuidado não só ajudará você a evitar o estresse, mas também pode ajudar você a aumentar sua produtividade e aproveitar melhor seu tempo no trabalho.
O conceito de autocuidado pode ser definido como qualquer ação deliberada que você toma em prol da sua saúde mental, física e emocional. O autocuidado tem a ver com nutrir a relação e a conexão que você tem consigo.
“As pessoas que sabem como cuidar de si (e praticam o autocuidado) têm, sim, melhores habilidades cognitivas. Têm, sim, melhor foco e têm, sim, melhor concentração,” diz o Dr. Russel Thackeray, psicólogo clínico que se especializa no assunto de produtividade. “Elas tendem a produzir mais no trabalho.”
Quando você ouve “autocuidado” ou “self-care”, pode pensar em banhos de banheira e dias no spa — mas a verdade é que é muito mais do que isso:
– Faça uma atividade física que você goste
– Pratique meditação ou faça intervalos regulares para focar na sua respiração
– Cuide de sua alimentação, dê preferência sempre por alimentos saudáveis
– Leia um bom livro
– Durma 8h por dia
– Faça algo que te dê prazer
– Saia da rotina
– Prepare para você mesmo uma refeição especial
– Deixe seu celular de lado e se desconecte das redes sociais por um tempo
– Cuide de sua aparência física: tire um dia para hidratar o cabelo, fazer as unhas, etc…
Praticar o autocuidado gera todo tipo de benefício para sua saúde física, mental e emocional. Domine sua mentalidade, coloque-se em primeiro lugar e comemore ao conseguir fazer mais coisas como consequência de colocar o que é o autocuidado em prática!
Referência: Blog Trello